quarta-feira, 1 de julho de 2015

A Penúria

                
           Quando renunciamos a nossa Federação independente, antiga FIFUSA, passou desapercebido por todos as sutilezas embutidas nessa absorção nada conveniente aos interesses dos salonistas.  O Futebol de Salão era um esporte no qual a sua pujança residia no gosto que as crianças tinham de praticar essa modalidade. Um esporte com tanto gosto por parte de crianças e adultos, certamente torna-se muito viável economicamente. Afinal, os miudos como dizem em Portugal, consomem tenis,, calções, meias, camisas,  bolas , tornozeleiras. joelheiras etc..etc..etc.. Quanto mais equipes são afiliadas, mais independentes e ricas são consequentemente as Federações. As Federações estaduais brasileiras eram todas autossuficientes e muito respeitadas. Lógico que isso incomodava principalmente o Futebol de Campo. 
          A intenção da FIFA foi, primeiro atrair o Futebol de Salão para o seu controle, isso todo mundo sabe, mas o que pouca gente tomou conhecimento foi que o segundo passo, tão fundamental quanto o primeiro, foi o de afastar essa modalidade dos jovens de maneira paulatina mas muito eficaz. A alteração a conta gotas das regras do jogo,  teve por finalidade primordial aproximar-se do Futebol Onze e torna-lo inviável em espacos medianos e reduzidos. Quadras de tamanho inferior a 20 m x 40m foram inviabilizadas ao se agregar mais dos jogadores ao jogo que são os arqueiros que antes eram condicionados a atuarem apenas dentro da área de 4 metros. Ao aumentarem essa mesma área para 6 metros, ao alterarem peso e tamanho da bola de forma brutal, saques laterais com os pés, tudo isso tinha por finalidade primordial impedir que o futsal dentro da FIFA crescesse na sua origem.
               Hoje em dia acolhem o futsal duas entidades mundiais diferentes. uma delas separada da FIFA, a Associação Mundial de Futebol de Salão,  e outra subordinada a FIFA, a Confederação Brasileira de Futsal, cujo nome reconhecido pela FIFA é o Futebol de 5. Aqui dentro do Brasil e em outras partes também, nenhuma dessas duas entidades apercebeu-se que necessita-se criar uma regulamentação de jogo que caia no gosto infantil. Uma a CBFS, não o faz,  por temer represálias de seus superiores e a outra  a AMFS por falta de inteligencia mesmo e pois todavia, ainda nao descobriram brechas importantes que o concorrente oferece.
       Assim sendo, pergunto, que futuro promissor pode oferecer um esporte sem crianças Alguem pode responder.

3 comentários:

  1. QUERIDO ZEGO: SABES QUE TE QUEREMOS MUCHO Y QUE GRACIAS A TU PERSONA SE MANTUVO EL FUTBOL DE SALON EN ARGENTINA, POR LO TANTO ESTOY DE ACUERDO EN TODO CONTIGO......MIGUEL GERMAN GONZALO.......AROFUSA.................

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Gracias Gonzalo....un mensaje asi siempre nos da mucha alegria....hecho mucho de menos aquellos buenos tiempos de Rosario y toda Argentina....gran abrazo y saludos a todos de mi parte....que Dios te bendiga a ti y todos sus familiares

      Excluir
    2. Este comentário foi removido pelo autor.

      Excluir