domingo, 4 de outubro de 2015

REFERÊNCIAS PARA SEMPRE


                                         
                 " At the momemt you get away from the technic fundamentation, everything goes down the hill. "  Michael Jordan.

                Vamos dar uma olhada de lupa para as palavras acima, Jordan, o maior expoente do basketball mundial de todos os tempos estava falando principalmente para atletas e treinadores.. Traduzindo. NO MOMENTO QUE NOS DISTANCIAMOS DA FUNDAMENTAÇÃO TÉCNICA, TODAS AS COISAS VÃO MONTANHA ABAIXO. 

               Atualmente no futsal diz-se cotidianamente que as exigências que se impõem aos treinadores por obter-se vitorias rápidas impossibilitam a execução de exercícios técnicos de fundamentação  em seus atletas profissionais..
               Estas afirmações são completamente falsas e infundadas. A melhoria individual que garanto é rápida e reflete-se também de forma imediata no jogo coletivo que por mais bem executado que seja, tem seus limites. Contudo, a criação individual é infinita em novas descobertas. Os atletas de alta qualidade criam, inventam, nos surpreendem a cada instante. Quando um atleta ou treinador amadurece e compreende a necessidade continua da melhoria técnica, ele se renova continuamente agregando mais e mais argumentos ao bom jogo individual e por consequência lógica,  ao aprimoramento do jogo coletivo também. Por mais brilhante que seja um movimento, nada se pode fazer ante um passe mal executado. Isso e simples e evidente.
              Via  Serginho no Brasil jogar futebol de Salão na década de 60 , que fazia o que os mais habilitados salonistas fizeram, mas com a qualidade superior de dominar todos os fundamentos técnicos e, de igual modo, no futebol a Pelé,  e a Michael Jordan no basketball.  Dizem que ninguém é insubstituível, mas para alguns casos extremamente especiais, como Serginho, Jordan e Pelé esse ditado popular não corresponde. Alguns personagens são tão brilhantes que transcendem a sua própria época, e apesar do tempo todo que eles finalizaram suas carreiras esportivas, suas estrelas continuam reluzindo com a mesma intensidade que antes.                                                              

8 comentários:

  1. Verdade Zego, lembrando que quando eu era seu jogador do Verona, fiz 34 gols na temporada, sendo que 14 foram com a perna menos habil, depois dessa temporada meu Status como jogador melhorou muito e vejo essa experiencia diariamente, hoje como treinador da seleçāo de futsal sub 20 do Qatar insisto muito no treinamento tecnico e sigo os seus ensinamentos, esses dias um atleta do adulto me falou que achava muito bom os movimentos ofensivos que a nossa equipe sub 20 faz e ele me perguntou se eu repetia muito esses movimentos para darem certo, respondi a ele que esses movimentos derivavam dos treinamentos tecnicos que faziamos e sao provenientes da individualidade dos jogadores, nunca repeti os movimentos,nāo sei se ele entendeu, rs. mas tenho certeza que você entende e o Michal Jordan tambem, abraço e saudades meu amigo.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Teve a mesma sorte que eu, tendo o zego como treinador..... Sorte pra vc e que possamos levar os ensinamentos do melhor.

      Excluir
  2. Neste último final de semana, minha equipe venceu mais uma partida pela Liga Espanhola de Futsal Feminino e ao final do jogo uma amiga e também jogadora me parabenizou dizendo assim: nunca vi uma canhota jogar tão bem com a direita como você. E minha resposta foi imediata dizendo: eu devo isso ao maior professor que tive na minha vida, ZEGO!
    Os melhores anos na minha carreira, de maior aprendizagem foram entre 2008 a 2010. Não só no esportivo mas também no pessoal. Porque esse professor ai não só ensina o valor do esporte, mas ensina o valor da vida.
    Foram 3 anos, que eu daria tudo para voltar e repetí-los. Os trabalhos técnicos eram a nossa rotina, íamos para o treino sabendo que pelo menos durante 20 minutos dedicaríamos aos detalhes técnicos e individuais. Quantas vezes fomos para a frente da parede, chutar a bola com a perna "ruim", eram várias canções cantadas para o tempo passar de pressa. No início, era uma equipe que se quer conseguia jogar com a perna dominante, no final, já não sabíamos mais quem era esquerdo ou direito ( no caso, uma equipe feminina, esquerdas ou direitas).
    Aquelas que valorizaram o trabalho e acreditaram mais, se destacaram, e eu me incluo nessas......não sou Pelé nem tampouco Michael Jordan, mas sou a Gaby, uma ex atleta sua que agradece a todos os ensinamentos. E se hoje me destaco no que eu faço devo a você, e te garanto que irei levar seus ensinamentos em qualquer lugar que eu for.
    Que todos os profissionais do esporte, aprendam que sem técnica não conseguimos um bom rendimento, e não importa a idade, o importante é querer aprender.
    Obrigada por tudo Mestre Zego.

    ResponderExcluir
  3. Carlos Eduardo Cirilo Cortez8 de outubro de 2015 às 01:27

    Hola mister
    Nao poderia deixar passar esta oportunidade para comentar a importancia dos treinamentos tecnicos...tive a sorte de ser seu atleta no juvenile e principal da citrosuco de santos onde vc iniciava sua aventura como treinador e inventor de um sistema de 4 que impressionou o futsal em todo o mundo....recordo aqueles treinos que realizavamos tocando a bola com a perna ruim, tocando contra a parede e etc...
    quem me ia dizer que ao final da minha carreira chutava e fazia mais gols com a esquerda que era minha perna ruim...
    Posteriormente viemos juntos a España eu vc e sidney onde embora com um inicio dificil em toledo seguimos treinando e aprendendo muito com vc dentro e fora de las canchas....chegavamos a treinar na rua na estaçao de onibus qdo nao tinhamos cancha disponivel....depois vc seguiu seu caminho pelo mundo a fora mas nós seguimos até os dias de hoje ensinando a nossos atletas a importancia dos treinamentos de fundamentos tecnicos durante toda a carreira esportiva...nao importando a idade nem o sexo, querendo sempre se aprende....
    Gracias por tudo mister.

    Edu.

    ResponderExcluir
  4. Hola Zego, soy Pedro Carrero de Saeta en Colombia. Lo hemos extrañado por acá. Cómo podemos contactarnos con usted, quiero contarle todos nuestros nuevos proyectos con el equipo profesional de SAETA!. Si puede escribame a info@saetasport.com https://www.facebook.com/SaetaMicroFutbol/

    ResponderExcluir
  5. Gostaria de entrar em contato com professor Zego alguem me pode dizer como? Tem facebook ou e-mail? Meu nome é Sergio e sou do Porto-Portugal

    ResponderExcluir
  6. Gostaria de entrar em contato com professor Zego alguem me pode dizer como? Tem facebook ou e-mail? Meu nome é Sergio e sou do Porto-Portugal

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Sergio, entre em contato pelo e-mail zegolino@hotmail.com

      Excluir