sexta-feira, 31 de janeiro de 2014

Aquele pequeno túmulo 5



               As comidas em eventos no Vietnam muitas vezes são um duro teste de adaptação aos costumes locais mesmo que você seja expert em intermináveis viagens. Presenciei a inauguração de um centro esportivo onde estavam familiares do dono e seus mais cercanos amigos.
               Na teoria o álcool nunca deve estar associado ao esporte. Mas, na pratica nem sempre ou quase sempre ou sempre não é assim. Nessa ocasião logicamente o inaugurante ofereceu um robusto almoço, onde não faltavam pimenta em abundância e cerveja em mais abundância todavia.. O álcool  então produz alguns excessos de gentilezas que coloca a prova nossa habilidade de safar-se de embaraços complicados. O beijo no rosto é ,por exemplo, para o vietnamese uma maneira de exprimir o carinho ao conhecer pessoas afáveis que lhes agradam. No meu caso, quando meus colegas de mesa já estavam excessivamente felizes, pensei em uma temporária retirada estratégica onde pudesse refletir melhor a situação e conseguir livrar-me daquela feroz  marcação homem a homem onde eu estava.
               Fiz um sinal de tempo morto onde sorrindo perguntei onde era a toilet. Necessitava ganhar tempo e refletir em uma alternativa a qual não magoasse ninguém. Antes de entrar no balneário           ( vestiário onde ha banheiros, termo português ) havia observado alguns meninos que brincavam com uma bola, meninos e meninas de seus 5,6,7 anos , e ao sair do banheiro , os convidei a invadirmos juntos a quadra de futebol de salão e lá brincarmos. Essas crianças eram os próprios filhos daqueles que me enchiam de gentilezas na mesa. Em um dado momento, já jogando com os miudos ( termo muito português ), para minha surpresa, vi os papais adentrando e cancha e jogando como podiam com os meninos. Rsrsrs  Posso dizer que passei bem, que os pais pararam de beber e todos sem exceção se divertiram muito Graças à Deus pude livrar-me daquela saraivada de beijos por todos os lados.

Nenhum comentário:

Postar um comentário