terça-feira, 17 de abril de 2012

A aproximação


Quando um professor convive em seu trabalho em contato com meninos, meninas, rapazes, moças de diferentes grupos, conseguem estabelecer uma harmonia entre toda essa gente que lhe permite conectar os elos desses conhecimentos em prol de todos os seus alunos.

Em uma época na cidade de Toledo, Espanha, tinha sob meus cuidados vários e heterogêneas equipes. A equipe adulta e profissional masculina do Caja Castilla la Mancha e todas as divisionais de formação desde tenra idade, as equipes femininas de competição mas amadora do Trocadero Futbol Sala e a equipe masculina da ONCE, Organização Nacional dos Cegos de Espanha, deficientes visuais da cidade de Madrid, todos grandes amigos.

Na equipe feminina cujo presidente era e é o meu melhor amigo na Espanha, Sr. Socorro, havia uma bonita menina de forte complexão física para uma moça de 15 anos. Possuía um disparo forte, mas geralmente desviado sem uma boa pontaria. Depois de muitos infrutíferos esforços em melhorar a Pilita nesse gesto técnico, busquei aproveitar os exercícios que utilizávamos nos treinamentos dos meus amigos deficientes visuais, com o objetivo de que Pili tivesse um melhor equilíbrio de corpo e mais autoconfiança.
Comecei então durante os treinos, antes do disparo a longa distancia e com arco, levá-la a parede e desde uma distancia curta corrigir seu posicionamento de corpo, postura dos dedos dos pés no momento que estes atingiam a bola, etc... Iniciava com o chute frontal (de bico ou punteira) e depois com o chute lateral (peito de pé ou empeine em castellano). À medida que observava a melhoria da menina aumentava gradativamente a distancia da parede (metro, metro e meio, dois, dois e meio, três.....) e terminava com o chute com arco e uma goleira.

A melhoria foi notória e inclusive naquele ano essa equipe feminina, foi a campeã regional e logo em seguida campeã nacional com nossa estimada Pilita como a maior goleadora.

Devo dizer que não recebia nenhum tipo de remuneração da equipe feminina, inteiramente custeada de forma solitária pelo presidente e amigo Socorro.

Assim que quando realmente abrimos o coração e fazemos a vontade divina ele se encarrega de nos abrir a porta da sabedoria. Pensem nisso meninos.

A Socorro dedico este comentário e obrigado por sempre estar comigo em meus momentos difíceis e por sempre compartilhar os nossos muitos momentos de alegria. Deus o proteja pelo que fez por tantos brasileiros em Toledo.......



Todo o conhecimento adquirido da experiência pratica trabalhando com diversos tipos de pessoas e lugares terminam, como disse anteriormente, por interligarem-se e resolverem situações antes insolúveis.

Nenhum comentário:

Postar um comentário