terça-feira, 17 de abril de 2012

A boa anarquia

Certa vez compareci a um curso para treinadores onde a palavra sistema era utilizada de forma frequente e com rigidez vulgar.
 A abertura no pensar, a qual propicia um sem número de alternativas, era simplesmente colocada em um plano bem secundário. No esporte o espaço para o imprevisível é infinito. Nenhum esquema pode funcionar sem que este seja acompanhado pela qualidade técnica dos atletas. Os movimentos ofensivos estão intrinsecamente atados a reação defensiva do adversário, o que obriga os possuidores da posse da bola a fazer a leitura e optarem por soluções simples, praticas e objetivas.

Como conseguir isso????? Simples, treinando certo, com intensidade e critério.

Raramente utilizei o treino mecanizado na formação do padrão tático de minhas equipes. Nada como uma certa anarquia inteligente para surpreender os contrincantes e melhorar o nível de um grupo, tanto individualmente, como coletivamente.

Não existe o grande maestro sem grandes músicos e se por acaso os músicos não são tão bons como gostaria que fossem, não os abandonem, melhore-os colegas, melhore-os sim, você pode e deve.
15 de dezembro de 2009

Nenhum comentário:

Postar um comentário