terça-feira, 17 de abril de 2012

Os nacionalizados


Chamou atenção no último mundial a quantidade de Brasileiros nacionalizados jogando pela seleção italiana. O público que surpreendeu-se foi aquele que não acompanha o esporte a menudo mas que interessou-se pela razão principal desse evento ser realizado no Brasil. Este recurso, o de naturalizar, para tornar as seleções mais competitivas agora vem se proliferando de uma forma tão abusiva quanto depreciativa. Qual a razão, por exemplo, de uma Itália ter 12 brasileiros na composição da azurra??? Qual a razão que países como Espanha, Portugal e Rússia a cada competição também aumentem o número de luso ou espano ou russo brasileiro??? Será que esses países não têm capacidade de revelar jogadores competitivos de sua própria gente???. Essa nacionalização em massa ajuda o desenvolvimento do esporte??? Ajuda a sua disseminação e popularização???



Boa semana a todos.
Então, diante de todos esses impedimentos, os países europeus ficam restritos apenas a Portugal, Espanha, Itália e Rússia, pois não havendo campeonatos de base não se poderão formar melhores atletas, salonistas de envergadura técnica superior. Único recurso, como no caso da Itália, é nacionalizar em massa, o que torna o calcetto italiano ( futsal) um esporte para estrangeiros , com pouco público e baixos patrocinadores. Assim sendo senhores não esperem o surgimento de alguma outra potencia da modalidade. Nem na Europa, nem na Ásia, nem na Oceania e nem na África. Sem jovens, isso é impossível.
Lógico que essa excessiva abertura não colabora em nada com esta modalidade pois essa ausência de cracks oriundes denotam a estagnação do futsal em todos os sentidos, seja no aspecto técnico ou seja no crescimento e fortalecimento da modalidade em número de praticantes. A razão se deve tão somente a que apenas dois países europeus possuam campeonatos de divisão de base, são eles Espanha e Portugal e mesmo assim a cada ano descaracterizados. Exemplo, nesses dois países, a Federação Portuguesa de Futebol e a Real Federação Espanhola obrigaram, vejam que absurdo físico e técnico, que a bola da categoria adultos seja utilizada por todas as categorias de base, desde mesmo os de tenra idade. Quanto aos demais países simplesmente não existem campeonatos para os meninos ate os jovens de 18 anos. Nada, simplesmente nada. Alem disso, Alemanha, França e Inglaterra a FIFA não organiza campeonato nenhum de futsal, nem para adultos e muito menos para crianças.

Nenhum comentário:

Postar um comentário