terça-feira, 17 de abril de 2012

Argentina

Estava no terceiro mês sem receber a pequena ajuda de custo que o Depto. de Educação Física do C. A. Newell's Old Boys de Rosário havia prometido. Caruzo, diretor e técnico de todas as categorias de futebol de salão desse clube, fazia o impossível para que eu la permanecesse. Custeava ele minha estadia em uma pensão e a alimentação. Eu gostava demais do clube, um dos poucos que possuía naquele momento todas as categorias, entre adultos, adolescentes e crianças. Atuava como treinador e jogador ajudando o incansável Caruzo em tudo o qual animado entregava-se de corpo e alma. Para conseguir manter-me cheguei a dar alguns cursos fora de Rosário, desde Ushuaia no extremo sul a Misiones, estremo norte. Paralelamente também ajudava os amigos do Rowing clube, cujo goleiro e amigo depois me ofereceu a alimentação em seu próprio restaurante. Alem deles havia também o Juan José Capillo, apaixonado pelo futebol de salão, que quando cheguei ofereceu-me sua residência ate encontrar onde poder ficar. Quantos bons amigos e inesquecíveis.

O futebol de Salão do Newell's crescia rapidamente em numero de praticantes e a cidade era um boom salonistico. Os campeonatos das crianças promovido pela liga Rosarina, faziam a alegria dos pequenos aos domingos pela manhã e sábados a tarde. Estava a gosto, mas, infelizmente, sem aqueles 180 dólares mensais correspondente ao trabalho no Newell's resultava-me impossível poder sobreviver. Os restantes 150 dólares provinham do Rowing Clube. Quando o quarto mês chegou sem que me houvessem pago o devido, decidi amargurado retornar ao Brasil.
Contudo, orientado por um amigo fui ao presidente chamado Gallo despedir-me, agradecer e levar-lhe um pequeno regalito que foi um livro meu sobre movimentos ofensivos editado dois anos antes. O presidente do clube me miraram perplexos quando disse-lhes a causa de minha partida e o meu afeto que sentia pelo Newell's.
Imediatamente o diretor do Departamento de Educação Física foi requisitado. Quando chegou ao hall que dava a sala do presidente e seu auxiliar percebi sua cara de palidez. Entrou naquela sala e reapareceu rapidamente com o dinheiro que me devia e que ele dizia que não havia. O motivo???? Ficou enciumado, pois ele era também treinador da secção de baloncesto e reteve meu dinheiro ao ver a escolinha de futebol de salão distinguir-se entre as demais modalidades.



Super animado, retornei a pensão para comemorar com os mais pobres que eu (rapazes e moças estudantes do interior) aquele breve momento de riqueza material, com um bom asadito, vinito bueno y buena compania.

Nenhum comentário:

Postar um comentário