terça-feira, 17 de abril de 2012

O regulamento do jogo

Para compreender um pouco da complexidade que envolve alterações no regulamento de jogo é preciso conhecer alguns aspectos para tornar o futsal exeqüível para todo o tamanho de quadra, tipo de piso, canchas abertas ou fechas, etc... Cada país ou região tem uma peculariedade especial que, a conhecendo, podemos tornar esse esporte muito, mas muito mais popular. Dou um exemplo prático:
Cerca de 70 por cento das quadras em todo o mundo não passam de 17 metros de largura por 32 de comprimento e 40 por cento do tamanho do basketball, 14m por 24metros. Dentro do que, obriga a FIFA que tenhamos uma área de 6 metros, torna-se inviável a prática deste esporte em 40 por cento das quadras mundiais e de difícil utilização em mais 30 por cento delas. Se calcularmos 6 metros de cada lado e mais três do arco, deduzimos que para a área entrar justo na linha lateral, deve possuir 15 metros.
Há anos venho dizendo aos digníssimos senhores da FIFA que flexibilizar o tamanho da quadra é fundamental.

Não só os países nos quais os europeus chamam de terceiro mundo, tem quadras pequenas. A Rússia tem muitas, Itália, Polônia, Hungria, Ásia com exceção do Japão e muitos outros. Em nível de jogo de crianças, uma quadra de 20 por 40 metros, evidentemente exige das crianças um esforço impróprio a saúde dos pequenos.
Quanto a bola para categorias menores por exemplo, só o Brasil, no mundo inteiro, adota tamanho e peso em acordo com a idade da criança. Paro por aqui, para enumerar as dificuldades que colocam a FIFA para obstacularizar o desenvolvimento de nossa modalidade e a dificuldade que temos de tornar o futsal uma modalidade popular.
 Obrigado pela atenção.


Mas a quem dizer???? Quem cuida do futsal na FIFA???? Para certos tamanhos de quadra, suponhamos aquelas com 16 metros de largura ou menos, uma área de quatro metros tornaria o jogo possível de ser jogado. Ou seja, flexibilizar o tamanho da área de acordo com a metragem da quadra.

Nenhum comentário:

Postar um comentário