terça-feira, 24 de abril de 2012

ENTRE AMIGOS DO EXTREMO NORTE E SUL

Quando retornava a Espanha em 1986, resolvi contactando com o Mateus (Presidente da Federação Canadense de Futebol de Salão ) viajar ao Canadá por umas três semanas. O ticket aéreo refletia uma larga e interessantíssima viagem que partiria de São Paulo - Toronto - Vancouver e no outro trajeto caminho a terras espanholas Vancouver - Toronto - Madrid. A primeira etapa entre São Paulo e Toronto tivemos uma linda vista das cataratas do Niágara desde as janelinhas do avião e aqui torna-se inevitável uma comparação aérea entre as varias quedas d'agua da impressionante Foz do Iguaçu, mais abundante em águas e florestas ao seu redor.Toronto a Vancouver foram 4 horas de uma ponta leste a outra oeste do Canadá.
Eram outros tempos e naquela época poder-se-ia entrar e sair do Canadá sem molestar-se com vistos, consulados, papeis, carimbos e explicações por demais enfadonhas. Assim sendo, passei pela aduana de Vancouver e deparei-me na saída com o amigo Mateus aguardando-me atenciosamente. O percurso de Vancouver a Nanaimo ( sede da Federação Canadense ) foi realizado em uma embarcação marítima de transporte super confortável. Em seu percurso entre montanhas com seus cumes cobertos de neve bem acima ( apesar de estarmos no verão ) e lindos lagos os quais desfilavam aos meus curiosos olhos, pude perceber quão lindo era esse país. Nanaimo, pequenina mas aconchegante cidadezinha, parecia adormecida quando o nosso automóvel nela penetrou naquela veraniega noite de muitas estrelas.


A família de Mateus já havia preparado um quarto em sua própria residência cujas árvores de maçãs Mateus referia-se orgulhosamente. Sua esposa, filho e filha foram carinhosos e generosos com o visitante. Estava exausto e repousei profundamente sem antes tentar imaginar o que seria o dia seguinte quando conheceria um pedacinho minúsculo do país mais ao norte do continente americano.

21 de fevereiro de 2011.

Nenhum comentário:

Postar um comentário