terça-feira, 17 de abril de 2012

Qual o nome de nossa modalidade?

Recentemente, antes do início do campeonato mundial de 2008, uma equipe representando a seleção norte americana apresentou-se no Brasil, mais precisamente em Criciúma e região, realizando algumas partidas amistosas. Na oportunidade conversamos com os dois treinadores norte americanos, além de seus dirigentes, os quais manifestaram suas preocupações, devido ao pouquíssimo tempo de preparação e o pouco contato deles com o futsal.
Disseram eles que durante 5 meses ao ano, no período invernal, disputam eles outra modalidade apoiada pela FIFA, o show - ball, e possuíam apenas duas semanas para realização do torneio de five a side football (futsal).
Resumindo nosso diálogo com os dois técnicos e diretores,suas queixas eram várias e naturalmente óbvias. Pouco tempo para assimilar o regulamento de jogo, a bola, o tamanho da quadra, o piso, o número de atletas dentro da cancha. (o show - ball utiliza seis atletas ) e logicamente o cambio tático de um esporte a outro. Ou seja, dois esportes de quadra dentro da própria FIFA.
A FIFA desta forma participa dos eventos mundiais de futsal muito mais por aparentar interesse que por prazer. O show ball praticados por jogadores de futebol 11 em sua maioria e por atletas de futsal em minoria é o esporte indoor que os dirigentes norte americanos da FIFA efetivamente promovem.
 
Fico imaginando, ca entre meus botões, quantos nomes já ouvi por esse mundo afora designando a nossa modalidade, Five a side footbal, futsal, futbol- Sala, Fulbito, Fulbito-Sala etc etc etc... A FIFA também promovem o Beach Soccer, Futebol 6, o 7, o 8, rsrsrsrsrsrrsrs.
Na realidade os dirigentes hoje de futsal, já que o futsal e um departamento da FIFA, são dirigentes de futebol 11 que cuidam do depto de futsal dentro dessa entidade. Como então podem defender os interesses de nosso esporte contra o futebol de 11??? Sómente com coragem e opinião própria. Com autoridade e definitivamente colocar condições para que sigamos juntos com a FIFA. Dessa forma é impossível essa convivência.

Agradeço a todos e....opinem sem medo rsrsrsrsrs

Nenhum comentário:

Postar um comentário