terça-feira, 17 de abril de 2012

A importância da cãmera de vídeo

Nunca me chamou muito a atenção o acompanhamento dos jogos pelas estatísticas escritas. Uma vez na Espanha havia no futebol de campo um atleta campeão desse tipo de controle. Vaquero,  integrante da equipe do Barcelona, segundo a planilha técnica, raramente se equivocava nos passes e por essa razão indagaram a Cruif, seu treinador, sobre o tema.
Este então respondeu desta forma,"me interessa saber quantos passes difíceis ele deu, quantas assistências de gol, assim se mede de forma correta a qualidade técnica do jogador".

Utilizo o vídeo praticamente diariamente, tive de compra-lo juntamente com a minha auxiliar, entre o meu próprio bolso e o dela, já que a faculdade não nos propiciou esse importante auxilio tecnológico.
Gravamos jogos que os vemos em câmera lenta e utilizamos também a gravação durante treinamentos. O segredo maior e fazer um exame técnico individual de cada atleta que possuo, para depois com a amostragem individual a essa mesma jogadora, corrigir fundamentos tão importantes ao seu desenvolvimento geral.

Gasto, às vezes, umas três horas diárias e desde o inicio dos anos 90 até 2010 tem-me acompanhado em diversos lugares. Caso tiverem o recurso suficiente de duas ou três câmeras então, muito mais se obtém, pois pode-se colher as imagens de diferentes ângulos propiciando na edição, riqueza em detalhar detalhes precisos e deveras oportunos.

Observa-se também se alguém evolui ou não, inclusive elucida dúvidas que muitas vezes sem esses recursos, perde-se na possibilidade de determinar quem esta com a razão. A imagem é inconteste juíza e auxilia o treinador inclusive a estabelecer responsabilidades àqueles, atletas, que não as desejam assumi-las.


22 de fevereiro de 2010

Nenhum comentário:

Postar um comentário