terça-feira, 17 de abril de 2012

O espaço de cada um

Havia estado na Espanha por duas vezes anteriores em períodos curtos. Uma delas, em 1981, demos os dois primeiros cursos sobre técnica e tática daquele país, juntamente com Paco Garcia dedicado colega espanhol.
Contudo,  apenas em 1985 que me mudei àquele país, ano que houve o segundo mundial pela FIFUSA e onde já nessa primeira participação em eventos mundiais a Espanha consagrou-se sub-campeã mundial.

Conhecia eu, já nessa época,  os principais treinadores espanhóis desde 1979, entre eles, Saorin, Paco Garcia, Mickey e outros. Percebi, logo, que o que todos buscavam em mim era o conhecimento técnico na área de formação de valores novos para atletas de médio, bom e alto rendimento.

O grande segredo para que um treinador brasileiro obtenha sucesso no exterior reside fundamentalmente nesse aspecto, ou seja, na capacidade dele em melhorar os fundamentos técnicos desde a organização das categorias menores.

Porque ha pouquíssimos treinadores brasileiros hoje na Espanha???? Observem com atenção o que disse Saorin, hoje falecido e durante muitos anos homem chave do Interviu Boomerang. Disse ele com toda propriedade " Desejo treinadores brasileiros que ensinem nossos meninos espanhóis a jogarem cada vez melhor desde tenra idade. Que aprendam a ter intimidade com o balão. Trazer a Espanha treinadores profissionais caros, sem nenhum compromisso técnico com a base exigindo que contratemos os melhores jogadores do mundo, então melhor termos aqui espanhóis como técnicos, que conhecemos o meio melhor que qualquer estrangeiro".

Aí esta o segredo para alguém ter sucesso lá fora e aqui dentro também. Muitos rapazes queixam-se de falta de oportunidades aqui no Brasil. Olhem rapazes, ponham atenção ao que vou dizer; hoje em dia é uma raridade encontrar artesões com capacidade para transformar pedra bruta em jóias.
Logicamente alguém que não tenha nenhuma aptidão, fazer dele uma figura é impossível, mas de um ruim um regular, de um regular um bom, de um bom um muito bom, isso pode-se perfeitamente lograr. Só que ha um porém, rsrsrs, dá muito trabalho, muito trabalho mesmo, mas, confesso que isso para mim é o mais gratificante. Na Europa diz-se que no mundo esportivo treinadores se encontram aos montes, mas professores são difíceis de achar.

Quem desejar ver meu trabalho estabeleça contato e nada pedirei a vocês de minha parte. Acompanhem os treinos. Tomem isso como um gesto cristão de alguém que deseja de coração, vê-los como verdadeiros professores que tenham prazer em ensinar, colocando-se a si mesmos como um bom exemplo a juventude.

Obrigado a todos

Nenhum comentário:

Postar um comentário